Viva sabiamente com sua esposa!

A Carta de Pedro foi escrita para um grupo de cristãos perseguidos, que sofriam muito por causa da sua fé. O que criam e pregavam era visto pelo mundo como ofensivo. Muitos cristãos pagaram com as próprias vidas, queimados vivos em postes pelas ruas. Ainda assim, Pedro não diminuiu ou facilitou o padrão moral de Deus, mas deixou claro que não podemos deixar de viver a vontade de Deus, ainda que isso nos cause prejuízos ou mesmo a morte!
Pedro exige que os maridos cristãos sejam fiéis a Cristo acima de tudo e por meio desta fidelidade, tenham entendimento no modo como vivem a vida familiar. O marido deve honrar sua esposa neste convívio, dando-lhe a devida consideração. Afinal, o amor, na Bíblia, é uma decisão, não um sentimento. Ele se expressa por ações concretas, não por discursos vazios e emocionais.
Por mais emocionante que seja a frase “eu te amo” dita por um cônjuge a outro, são nas ações que o amor será demonstrado.
O marido deve tratar a esposa com dignidade, respeito e honra. O motivo é que ambos, marido e esposa são herdeiros da mesma graça da vida. Aqui, penso que Pedro esteja pensando numa família onde marido e esposa são salvos por Jesus. Sendo assim, a “graça da vida” não é apenas a questão de estar vivo, mas sim de ser salvo por Jesus, pela fé. A vida recebida é a eterna, dada por Jesus por sua morte e ressurreição, ou seja, quanto à salvação, homens e mulheres são herdeiros de Cristo.
Quem é crente de verdade, sabe que a oração faz parte de sua vida. Mas um marido que não ama a esposa, honrando-a e valorizando-a como deve, terá problemas em suas orações. 1 Tm 2.8, diz que a oração tem que ser sem ira ou contenda. Isso se aplica ao contexto familiar, o marido precisa trabalhar para que o ambiente familiar seja pacífico, abençoado e abençoador. Paz nos relacionamentos começa com amor e temor a Cristo, desejo de agir como Cristo, sendo manso e humilde de coração, honrando e valorizando sua esposa, tratando-a com respeito e dignidade, com “vaso mais fraco”, sabendo como lidar com algo frágil e valioso!
Que Deus ajude a nós, maridos a entender nossa responsabilidade no cuidado de nossas esposas e famílias!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *