Atos 23.11
11 Na noite seguinte, o Senhor lhe apareceu e disse: Sê corajoso! Como deste testemunho de mim em Jerusalém, assim é necessário que o dês também em Roma.
Grande Ideia: O servo de Deus é encorajado, apoiado e confirmado quando sua vida é vivida para glória de Deus.
INTRODUÇÃO:
Na minha adolescência, tínhamos uma canção que era muito motivadora, sua letra dizia: “Há momentos que, na vida, pensamos em olhar pra traz. É preciso pedir ajuda, para poder continuar. E clamamos o nome de Jesus. Ele nos ajuda a carregar a cruz!”
De fato, creio que todos nós passamos por momentos assim. Momentos difíceis, onde muitas dúvidas aparecem em nossas mentes. Há até aqueles que sentem sozinhos, abandonados por todos. E nestes momentos, o crente descobre que não está só, não está abandonado e que se ninguém pode socorrê-lo, Cristo nos ajuda a carregar a cruz.
Esta é a situação do apostolo Paulo em nosso texto. Ele voltou a Jerusalém depois de realizar três viagens missionárias que levou muitos anos, por países diferentes, plantando igrejas e ensinando a Palavra do Senhor. Ele estava muito motivado a voltar a Jerusalém acompanhado dos novos crentes, das igrejas dos gentios, gente que havia compreendido o evangelho e que amava a Cristo e sua igreja. Esses homens recolheram ofertas entre os crentes gentios e foram para Jerusalém, com Paulo, para doar essas ofertas aos crentes pobres de lá. Mas, infelizmente, mesmo na igreja em Jerusalém, havia pessoas que perseguiram Paulo e fazendo falsas denúncias contra ele, fizeram com que uma multidão se levantasse contra ele e que ele acabasse preso. Paulo deu testemunho de sua fé diante dos judeus e também diante do sinédrio e do sumo sacerdote. Mas de nada adiantou. Todos queriam acabar com ele, para parar a sua pregação.
Nesta hora, Paulo deve ter se sentido sozinho, desamparado, desanimado. Mas é nesta hora que Jesus lhe serve de consolo, conforto, ânimo e força. Jesus sempre apareceu a Paulo e lhe deu instruções diretas, por isso nós o consideramos, de fato um apóstolo. No cap. 22.18, Paulo é orientado por Jesus a sair de Jerusalém, pois não receberiam o testemunho dele a respeito de Cristo e que ele devia ir para os gentios (22.21).
Quando passou por Corinto, Paulo ficou desanimado com a situação, mas Jesus lhe apareceu e o reanimou, mandando que continuasse naquela cidade e que não temesse, pois tinha muita gente para ser salva ali. (Atos 18.9,10). Escrevendo a Timóteo (2Tm 4.16,17), Paulo afirmou que em sua primeira defesa em Roma todos o abandonaram, mas que Jesus o assistiu, suprindo suas carências e o fortalecendo, e também o livrando da “boca do leão” ou seja, da morte.
Neste único verso que lemos para nossa reflexão, é mais um destes momentos extraordinários em que Jesus fala diretamente a Paulo e se torna seu consolo e força. Neste verso, Jesus lhe dá uma mensagem com 3 focos:
- ENCORAJAMENTO.
11 Na noite seguinte, o Senhor lhe apareceu e disse: Sê corajoso! Como deste testemunho de mim em Jerusalém, assim é necessário que o dês também em Roma.
Jesus começa a sua mensagem dizendo: sê corajoso!
Essas palavras não eram para confrontar Paulo como se ele fosse um covarde ou medroso. A palavra grega utilizada aqui é equivalente à expressão “Tende bom ânimo!”. Jesus disse a frase “tende bom ânimo” várias vezes em seu ministério terreno. Quando as pessoas o buscavam de todo coração, Jesus lhes dizia algo do tipo: “filho ou filha: tende bom ânimo” e logo alguma coisa maravilhosa acontecia.
O que Jesus está dizendo a Paulo é: “Tenha bom ânimo”. Não se desanime diante dos graves problemas que você enfrenta.
Estas palavras de Jesus a Paulo lhe deram forças para continuar sua luta em defesa da fé cristã. Ele foi com Jesus até ao fim, em obediência a Cristo e testemunhando dele diante das pessoas, mesmo diante das autoridades.
Talvez nenhum de nós tenha a experiência de ver Jesus, como o viram os apóstolos, ou como viu Paulo neste verso que lemos. No entanto, há duas frases de Jesus que devem ser lembradas. Primeiro que é bem-aventurado aquele não o viu, mas que nele creu. A segunda é que ele prometeu estar com seus discípulos todos os dias até que tudo termine. Nosso salvador não nos abandona. Se você é salvo por Jesus e está desanimado, ouça as palavras de Jesus ao seu coração! Tenha bom ânimo! Tenha coragem para continuar! Não desista! E qual a base para você confiar nisso? A promessa de que ele estará com você todos os dias até ao fim! Você crê nisto?
- APOIO.
11 Na noite seguinte, o Senhor lhe apareceu e disse: Sê corajoso! Como deste testemunho de mim em Jerusalém, assim é necessário que o dês também em Roma.
Jesus havia dado uma ordem a Paulo a que saísse de Jerusalém, como Paulo relata em Atos 22.18-21. Mas Paulo entendeu que devia voltar a Jerusalém. Escrevendo aos Romanos, no capítulo 15, Paulo comenta que estava voltando a Jerusalém por causa da oferta que os gentios quiseram dar aos judeus pobres. Seus planos era voltar a Jerusalém, dar relatório das suas atividades missionárias, e depois seguir para Espanha, visitando Roma no caminho. Então, no final de Romanos 15, ele diz, versos 30 a 32: “30 Recomendo-lhes, irmãos, por nosso Senhor Jesus Cristo e pelo amor do Espírito, que se unam a mim em minha luta, orando a Deus em meu favor. 31 Orem para que eu esteja livre dos descrentes da Judéia e que o meu serviço em Jerusalém seja aceitável aos santos, 32 de forma que, pela vontade de Deus, eu os visite com alegria e juntamente com vocês desfrute de um período de refrigério.”
Paulo amava seu povo judeu e queria criar vínculo entre as igrejas gentias e a igreja-mãe em Jerusalém. Mas, vemos aqui em Atos, que as coisas estavam complicadas e que ele foi rejeitado e preso. Estaria ele errado em voltar a Jerusalém? Afinal, ele foi avisado do que lhe aconteceria em vários lugares por onde passou.
Jesus não condenou o amor de Paulo pelos judeus e seu desejo de deixar com aqueles irmãos as ofertas dos gentios, fruto do amor de Cristo nos corações deles. Jesus, na verdade, lhe deu apoio, ao dizer que ele daria testemunho em Roma do mesmo jeito que havia dado testemunho dele em Jerusalém. Nestas palavras, Jesus está dizendo que o que Paulo fez em Jerusalém foi muito bom.
Se olharmos com olhos humanos a tudo que aconteceu a Paulo em Jerusalém, diríamos que foi um fracasso. Mas Jesus apoiou o que Paulo fez. A pergunta é, o que é mais importante para você, o sucesso aos olhos humanos ou o apoio e aprovação de Jesus?
- CONFIRMAÇÃO
11 Na noite seguinte, o Senhor lhe apareceu e disse: Sê corajoso! Como deste testemunho de mim em Jerusalém, assim é necessário que o dês também em Roma.
Paulo havia apelado para Cézar, já que possuía a cidadania romana. Seu objetivo era ter um julgamento justo, mas acima de tudo, era uma oportunidade de testemunhar de Jesus diante das autoridades romanas. Imagine, ele poderia falar de sua fé para soldados, governadores e até para o próprio imperador.
Nas palavras finais de Jesus no verso 11, ele confirma que Paulo chegará em Roma e que lá testemunhará de sua ressurreição. Ele disse que queria ir até Roma, foi o que ele escreveu na sua carta aos Romanos. Mas quando a gente continua lendo o livro de Atos, a gente sabe que Paulo passou por um naufrágio, muita gente intentou matá-lo e muitos outros problemas ele enfrentou no percurso, no entanto, ele tinha a confirmação de Jesus de que testemunharia em Roma.
Paulo confiava nas Escrituras e no senhor Jesus. Isso lhe servia de consolo, de direção, de encorajamento e confirmação de propósito. Paulo sabia que Deus estava com ele e que o levaria até Roma, cumprindo a vontade do Senhor.
Como é bom andar segundo a vontade de Deus! Como é bom estudar as Escrituras e saber mais sobre Deus, sobre Jesus, sobre a salvação que recebemos pela fé e sobre as coisas que devemos fazer, agora que somos crentes em Jesus e sua igreja.
Também recebemos a missão de testemunhar de Jesus e a promessa da presença de Cristo até fim. Não podemos nos desanimar, não podemos desistir. Mesmos que os problemas venham e você passe por situações muito difíceis, não desanime. Jesus está contigo! Confie!
APLICAÇÕES:
Encorajamento, apoio e confirmação foram o foco da mensagem que Jesus deu a Paulo. Temos na Bíblia palavras semelhantes dadas por Jesus a toda sua igreja. Sua promessa que estará conosco; sua promessa de nos dar o Espírito Santo para consolar, fortalecer e nos ensinar tudo que precisamos para ser testemunhas dele. Além de saber que Deus é recompensador dos que o buscam cheios de fé em seus corações.
Não desanime. Se os momentos na vida estão fazendo você olhar para trás. Pare agora, tire os olhos dos problemas, foque seu olhar em Jesus! Pense nas coisas que são de cima onde Cristo está! Confie no seu poder e na sua presença em sua vida. Descanse no seu consolo. Tente e faça grandes coisas para o louvor da glória de Deus.
Deus nos abençoe. Amém.