18 Paulo ficou muitos dias com os cristãos em Corinto. Depois se despediu deles e embarcou num navio para a província da Síria, junto com Priscila e o seu marido Áquila. Antes de embarcar em Cencréia, ele rapou a cabeça como sinal de que havia cumprido uma promessa que tinha feito a Deus.
19 Eles chegaram à cidade de Éfeso, e Priscila e Áquila ficaram ali. Paulo entrou na sinagoga e falou com os judeus.
20 Então lhe pediram que ficasse com eles mais tempo, porém ele não quis.
21 E, quando foi embora, disse: —Eu voltarei, se Deus quiser. Então Paulo embarcou e partiu de Éfeso.
22 Quando desembarcou em Cesaréia, foi logo para Jerusalém. Ali ele fez uma curta visita à igreja e depois seguiu para Antioquia da Síria.
23 Depois de ficar algum tempo em Antioquia, ele foi embora. Atravessou a província da Galácia e o distrito da Frígia, indo de um lugar para outro e animando todos os cristãos.
Grande Ideia: O servo de Deus cumpre sua missão, submete-se à vontade do Senhor e investe sua vida reino.
INTRODUÇÃO:
As viagens missionárias de Paulo são extremamente edificantes. Elas são motivadoras, pois mostram como o evangelho saiu de Jerusalém para, de alguma forma, impactar corações dos gentios e, ao longo dos anos, chegar até nós. Foi graças ao trabalho de Pedro ao obedecer a Deus e ir aos gentios e, principalmente, ao trabalho missionário liderado por Paulo que o Evangelho salvador de Jesus Cristo chegou até nós.
Essa passagem bíblica relata em poucos versos Paulo agindo em 5 cidades, sem contar as cidades de passagem. Ele ficou em Corinto por 18 meses, foi para Éfeso com Priscila e Áquila, depois foi para Jerusalém, onde visitou a igreja-mãe dos judeus, depois para Antioquia da Síria, igreja que o enviou na obra missionária e depois uma nova viagem pela Galácia e Frigia para animar aos irmãos.
O que este texto nos ensina é que a vida de Paulo é sim um exemplo de servo fiel a Deus, e nestes versos que apenas citam muitos locais e muitas viagens, há 3 detalhes que nos servem de lições preciosas sobre como ser um servo útil a Deus. Vamos a estas lições:
- O SERVO DE DEUS CUMPRE SUA MISSÃO.
18 Paulo ficou muitos dias com os cristãos em Corinto. Depois se despediu deles e embarcou num navio para a província da Síria, junto com Priscila e o seu marido Áquila. Antes de embarcar em Cencréia, ele rapou a cabeça como sinal de que havia cumprido uma promessa que tinha feito a Deus.
Nosso texto começa com a informação de que Paulo ficou muitos dias em Corinto. Essa informação tem uma grande importância. Ela revela que Paulo foi obediente à ordem de Cristo, dado em visão, que encontramos nos versos 9-11 onde lemos assim: “9 Certa noite Paulo teve uma visão, e nela o Senhor disse: —Não tenha medo, continue falando e não se cale, 10 porque eu estou com você. Ninguém poderá lhe fazer nenhum mal, pois muitas pessoas desta cidade são minhas. 11 E Paulo ficou ali um ano e meio, ensinando a palavra de Deus àquela gente.”
Seguindo a orientação e encorajamento que recebeu do próprio Senhor Jesus, Paulo foi obediente. Ele ficou 18 meses em Corinto, pregando o Evangelho naquela cidade e ensinando a igreja que ali se organizou.
Paulo foi um missionário, um evangelista que também fez o trabalho pastoral, mas por todo lugar que passou, deixou pastores, líderes para continuar ministrando ao povo de Deus. Paulo deixou Corinto com a consciência tranquila de que havia cumprido a missão que recebeu do senhor Jesus.
Nosso texto também afirma que Paulo cumpriu uma promessa feita a Deus, um voto. Como o cumprimento do voto foi rapar a cabeça, ficar careca, tudo indica que ele tenha feito o voto de nazireu, que encontramos em Números 6, que consiste em alguém abster-se de vinho e bebidas fortes, não cortar o cabelo e evitar contato com defuntos e durante o tempo do voto, a pessoa se consagraria a Deus. Paulo pode ter feito esse voto em Corinto em função dos dias difíceis que passou por lá e, agora que rapou a cabeça, devia ir para Jerusalém cumprir o restante do voto que incluía um sacrifício. Não sabemos o porquê do voto. Mas sabemos que Paulo era judeu, e que seu posicionamento, conforme escreveu em 1 Coríntios 9.19-23 dizendo assim: “19 Sou um homem livre; não sou escravo de ninguém. Mas eu me fiz escravo de todos a fim de ganhar para Cristo o maior número possível de pessoas. 20 Quando trabalho entre os judeus, vivo como judeu a fim de ganhá-los para Cristo. Não estou debaixo da Lei de Moisés; mas, quando trabalho entre os judeus, vivo como se estivesse debaixo dessa Lei para ganhar os judeus para Cristo. 21 Assim também, quando estou entre os não-judeus, vivo fora da Lei de Moisés a fim de ganhar os não-judeus para Cristo. Isso não quer dizer que eu não obedeço à lei de Deus, pois estou, de fato, debaixo da lei de Cristo. 22 Quando estou entre os fracos na fé, eu me torno fraco também a fim de ganhá-los para Cristo. Assim eu me torno tudo para todos a fim de poder, de qualquer maneira possível, salvar alguns. 23 Faço tudo isso por causa do evangelho a fim de tomar parte nas suas bênçãos.”
Para o apóstolo, o importante era cumprir a missão recebida de Jesus.
O servo de Deus cumpre a missão! Você sabe qual é a missão que Jesus lhe deu? Ele lhe disse: “Façam discípulos de todas as nações!”; “amem uns aos outros”; “Ensinem os discípulos a guardarem todas as coisas que eu tenho ensinado”. “vão e deem fruto e que seu fruto permaneça”; Amar a Jesus, obedecer a sua Palavra, seguir seus ensinamentos, compartilhar o evangelho com outras pessoas é a sua missão. Você está cumprindo a sua missão?
- O SERVO DE DEUS SUBMETE-SE À VONTADE DO SEU SENHOR.
19 Eles chegaram à cidade de Éfeso, e Priscila e Áquila ficaram ali. Paulo entrou na sinagoga e falou com os judeus.
20 Então lhe pediram que ficasse com eles mais tempo, porém ele não quis.
21 E, quando foi embora, disse: —Eu voltarei, se Deus quiser. Então Paulo embarcou e partiu de Éfeso.
Nos versos 19-21 temos um novo cenário. Paulo e o casal, Áquila e Priscila chegam em Éfeso. Paulo foi à sinagoga, conversou com os judeus que lhe foram muito receptivos, querendo que ele ficasse mais tempo com eles. Mas Paulo sabia que precisava ir à Jerusalém, talvez para concluir a parte do voto que havia feito, uma vez que sua missão em Corinto havia terminado. Mas Paulo deixou Áquila e Priscila em Éfeso. Teriam eles se tornado influentes na igreja daquela cidade? Parece que sim, pois foram grandes apoiadores de Apolo, um eloquente pregador de Cristo que precisava de ajudar para melhorar suas mensagens, algo que veremos nas próximas semanas.
Paulo decide por continuar viagem à Jerusalém. Mas antes de ir, ele diz uma frase importante: “Eu voltarei, se Deus quiser”. Para muitos de nós, dizer a frase “se Deus quiser” não passa de um jargão religioso, mas para Paulo essa frase é a sua força e seu estímulo para a vida e para o exercício de seu ministério. Num dos momentos mais complicados que Paulo enfrentou, registrado em Atos 21, ele foi avisado que seria preso em Jerusalém e entregue nas mãos dos gentios, seus amigos quiseram influenciar Paulo para que não fosse para lá, mas Paulo estava consciente de fazer a vontade de Deus. Atos 21:14 (ACF2007) “E, como não podíamos convencê-lo, nos aquietamos, dizendo: Faça-se a vontade do Senhor.”
A vontade de Deus para Paulo era algo para buscar conhecer e insistir em obedecer. O servo do Senhor precisa ser obediente ao seu Senhor.
Quando temos convicção da vontade de Deus enfrentamos toda e qualquer dificuldade. Há muitos que desanimam e desistem diante dos problemas, porque suas vidas não estão realmente dispostas à obediência à vontade de Deus. Na Bíblia, os crentes estavam prontos para morrer, se isso fosse necessário para que a vontade de Deus fosse realizada.
Você precisa avaliar até onde está disposto a ir pela sua fé em obediência à vontade de Deus. Um servo aprovado é aquele é útil e obedece a seu senhor! Você precisa decidir pela obediência à vontade de Deus, mesmo que isso implique em sofrimento, em lutas, em dificuldades, visando a glória do Senhor, a edificação de sua igreja e a salvação de um perdido.
- O SERVO DO SENHOR INVESTE SUA VIDA NO REINO.
22 Quando desembarcou em Cesaréia, foi logo para Jerusalém. Ali ele fez uma curta visita à igreja e depois seguiu para Antioquia da Síria.
23 Depois de ficar algum tempo em Antioquia, ele foi embora. Atravessou a província da Galácia e o distrito da Frígia, indo de um lugar para outro e animando todos os cristãos.
Paulo chegou em Jerusalém e fez o que tinha de fazer, e entre suas ações, visitou a igreja rapidamente. Na sequência foi para Antioquia da Síria, onde estava a igreja que o havia enviado para a obra missionária. Podemos imaginar a alegria dos irmãos ao ouvir as notícias das conversões e das igrejas plantadas, bem como a glorificação a Deus pelos livramentos que seus servos haviam tido durante aquelas viagens. Sem dúvida, aquelas notícias devem ter encorajado os irmãos em Antioquia e devem ter dado a eles a disposição em continuar sustentando seus missionários.
Mas Paulo tinha um coração na obra de Deus, como apóstolo e missionário que era. E não demorou muito, Paulo volta às igrejas da Galácia e Frígia para animar os irmãos. Aqui temos um homem cuja vida, após sua conversão, fora totalmente dedicada à obra do ministério evangelístico. Paulo deixou cidade, amigos, familiares e viveu sua vida pregando o Evangelho em todo lugar e fortalecendo as igrejas, instituindo pastores, como lemos em suas cartas a Tito e Timóteo, animando e encorajando os irmãos, ainda que ele mesmo tivesse suas lutas e sofrimento, e fosse encorajado e fortalecido pela sua obediência à Cristo.
Você e eu não somos Paulo. Mas isso não nos impede de investir nossa vida no reino. Se Deus chama você para o ministério pastoral ou missionário, você deve ter essa convicção em seu coração, preparar-se e aceitar o desafio, seguindo para onde quer que Deus lhe mandar. No entanto, para você que não tem esse chamado específico como pastor ou missionário, há o chamado da grande comissão, que mesmo ficando em nossa cidade, temos que cumpri-lo e que também exige nossa dedicação e investimento.
Compartilhe também de Jesus aos seus amigos e conhecidos. Ore pela salvação de vida! Fale de Cristo e de sua fé nas redes sociais! Coloque Cristo nas suas conversas e viva uma vida correta, pura, que agrade a Deus e que possa impactar corações perdidos, ajudando-os a se arrependerem e crerem.
CONCLUSÃO;
O servo de Deus cumpre sua missão, submete-se à vontade do Senhor e investe sua vida reino.
Se você é um servo de Deus. Estas coisas são para você.
Se você ainda não serve a Deus, arrependa-se hoje mesmo, creia que Jesus morreu para perdoar seus pecados, e ressuscitou para lhe garantir a vida eterna de paz com Deus. Creia nele, receba o presente da salvação e viva para servir a Cristo. Deus nos abençoe.