A grande tolice humana – Uma reflexão!

Um dos livros da Bíblia que mais tem me chamado a atenção é, sem dúvida, o livro do Profeta Jonas. Um homem de Deus reconhecido, um profeta que ninguém duvida de seu chamado, como um homem assim insiste em fugir da presença de Deus?

Não há outra expressão para esta decisão do profeta, senão esta: TOLICE! Sim, foi uma decisão tola, sem reflexão, em que prevaleceu muito mais seu nacionalismo, sua vontade, do que um ouvir atencioso do que Deus dizia e uma submissão voluntária e irrestrita ao que Ele mandava.

Na história de Jonas, temos os efeitos desta tolice. Ele parece sempre ir para baixo numa constante decadência. Desceu para Jope, desceu para o fundo do navio, desceu para o fundo do mar, desceu para dentro do grande peixe.

Ao olhar para o livro do Profeta Jonas, algo se destaca rapidamente. Tudo no livro obedece a Deus, menos o profeta, menos o homem de Deus. Mas como pode ser isto? Não sei explicar, mas penso que Jonas se parece muito comigo, e talvez você também se veja nele.

Assim como Jonas, conhecemos muitas coisas sobre Deus. Assim como Jonas, sabemos de muitas coisas que Deus deseja que façamos, muitos mandamentos expressos nas Escrituras também foram direcionados a nós, e, a Bíblia deixa claro que Ele espera a nossa obediência. Mas agimos como Jonas agiu. Repetimos a mesma tolice. Vez por outra nos vemos tentando fugir da nossa responsabilidade. Queremos de alguma maneira nos esconder de Deus para não atender ao seu chamado, para não cumprir o ide que Ele nos deu.

Não temos condições de condenar o profeta, somos iguais a ele. Nós o reputamos por tolo, mas praticamos muitas vezes a mesma tolice.

A história de Jonas nos faz refletir, nos faz pensar na necessidade de ouvir Deus falar e de ser submisso à sua vontade.

A história de Jonas nos mostra que Deus está no controle de todas as coisas e que sua vontade será feita, seus planos não se frustram. Ele é soberano. Mas nossa desobediência nos causará muitos problemas e prejuízos, muito sofrimento desnecessário.

Fico a refletir na minha necessidade urgente de me submeter ao Senhor e não “atrasar”, pelo menos no decorrer do tempo, criado para mim, os planos que o Senhor estabeleceu para que eu os cumprisse.

É tolice tentar fugir de Deus, do seu chamado, da missão que nos confiou. É tolice acreditar que vamos nos afastar do Senhor sem que isso nos traga prejuízos tremendos e ainda coloque em risco a vida de muitos a nossa volta.

Não! Não quero ser tolo! Quero ser sábio! Quero abandonar minha desobediência e insubmissão! Quero me lembrar que, temer ao Senhor, é o início da sabedoria e o princípio pela qual ela se rege.

Como dizia um antigo professor do ensino fundamental: “errar é humano, permanecer no erro é burrice”!

 

 

2 comentário em “A grande tolice humana – Uma reflexão!

  • I’m impressed, I have to say. Actually not often do I encounter a blog that’s both educative and entertaining, and let me tell you, you have got hit the nail on the head. Your thought is excellent; the issue is one thing that not sufficient persons are talking intelligently about. I’m very happy that I stumbled throughout this in my seek for something regarding this. http://hellowh983mm.com

  • Thank you for your words, my brother. They are encouraging to me, and motivate me to continue to write on this site, for our edification and spiritual growth.

Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *