Jonas 3.3-5 O Maior milagre

Jonas 3.

3 E Jonas obedeceu à palavra do Senhor e foi para Nínive. Era uma cidade muito grande; demorava-se três dias para percorrê-la.

4 Jonas entrou na cidade e a percorreu durante um dia, proclamando: “Daqui a quarenta dias Nínive será destruída”.

5 Os ninivitas creram em Deus. Proclamaram jejum, e todos eles, do maior ao menor, vestiram-se de pano de saco.

                Certa vez ouvi um advogado pregando. Se não me engano hoje ele é juiz e desembargador no Estado do Rio. Em dado momento de sua mensagem, aquele advogado afirmou que já havia visto Deus transformar porco em gente. Ficamos assustados com a revelação, mas ele explicou. Eu era um porco. Vivia nas sarjetas quase todos os dias, sempre muito embriagado. Era tão sujo, tão porco, que era expulso do bar onde tomava minhas cachaças. Mas Cristo entrou em minha vida e fez o milagre da transformação do porco em gente. Hoje sou formado em direito. Sou advogado. Cuido bem da minha família. Deus mudou minha vida.

Não se pode mensurar o que Deus deseja faria com a humanidade, se ela resolvesse toda obedecê-lo. Não se pode mensurar o que Deus faria por meio da igreja se nós decidíssemos obedece-lo. Jonas tinha uma mensagem para pregar a uma cidade pervertida, violenta, idólatra. O profeta não queria confrontar Nínive com a mensagem de Deus. Talvez com uma ideia nacionalista, se a maior inimiga do meu povo poderá ser destruída por Deus por causa do pecado, então é melhor que não eu não pregue a ela e deixe Deus destruí-la. Jonas fugiu da presença de Deus, Deus foi atrás de Jonas. Não há como se esconder dele. Foi jogado no mar, engolido por um grande peixe. Orou agradecido pelo livramento e foi vomitado na praia. Na praia recebe a mesma ordem. Como um pai que ama seu filho e quer ensiná-lo a obedecer, Deus insiste que Jonas cumpra a mesma tarefa. Desta feita, depois da disciplina sofrida, ele decide pela obediência. Os sentimentos não mudaram em relação a Nínive. Mas ele aprendeu mais em relação a Deus. O verso 3 começa com Jonas obedecendo e indo a Nínive. Aqui se marca um reinício. No capitulo 1.3, Jonas desobedeceu. Agora em 3.3, Jonas obedece. Algo mudou. Jonas não quer mais testar a paciência de Deus. Nínive era uma cidade muito grande, com centenas de milhares de pessoas. Não se sabe se os 3 dias necessários para passar pela cidade eram para percorrer cada rua e bairro, ou apenas para contornar a cidade. O fato é que Jonas andou pela cidade durante um dia e começou a pregar. Dentro de 40 dias Nínive será destruída. 40 parece ser um número na Bíblia relacionado a provas e julgamentos (O dilúvio durou 40 dias e noites; Israel ficou 40 anos no deserto). Não creio que Jonas só dissesse estas palavras. O verso 5 começa afirmando que os ninivitas creram em Deus, o que pressupõe que deviam ter tido alguma instrução sobre Deus. De qualquer forma, um homem sem qualquer motivação para pregar, um homem cuja vontade era ver o alvo da sua pregação (Nínive) completamente destruído por Deus, vê agora toda a população de uma cidade se converter. No Pentecostes, quando o Espírito Santo veio sobre a igreja, quase 3 mil pessoas se converteram. Mas Jonas viu algo talvez de 600 mil pessoas se arrependerem e crerem em Deus. O que aconteceu com Jonas nunca houve nem antes nem depois em toda a história da humanidade. Este é o maior milagre de todos os tempos. Como alguém sem qualquer vontade de pregar, sem qualquer amor por um povo, prega-lhe a palavra de Deus e todo o país se converte?

                Não há como explicar a salvação. Talvez a melhor palavra para ela seja milagre. Este é o grande milagre do livro de Jonas. Mas a salvação de qualquer pessoa neste mundo, e agora falo para os nossos dias, sempre é um milagre.

                O que essa porção de Jonas nos ensina é que, não importando nossos sentimentos em relação às demais pessoas, Deus quer nos usar para salvá-las. Isso acontecerá quando formos obedientes à Ele e pregarmos sua palavra. Ainda que sejam pessoas difíceis, com quem seja difícil um relacionamento, Deus nos manda pregar o Evangelho de Jesus Cristo a estas pessoas. Não podemos desobedecer. Deus ainda quer fazer este maior milagre na vida de seus parentes, amigos, vizinhos, conhecidos, desconhecidos, perto ou distantes. Deus ainda transforma porco em gente. Mas a pregação depende de mim e de você. É por isso que ele não desiste de nós.

                Deus continua gracioso e quer repetir o milagre da salvação na vida de todos os pecadores. Ele pode contar com você para pregar a mensagem que ele lhe deu?

DESAFIO DE HOJE: Ore a Deus, agradeça pela sua salvação em Cristo Jesus. Ele salvou você e lhe garantiu a vida eterna. Agora, assuma com Deus o compromisso de compartilhar a mensagem de Cristo a todos que Deus colocar próximo à você, ainda que não haja motivação na sua vida. Creia, Deus fará o milagre da transformação de vidas. Nós pregamos. Esta é a nossa missão. Salvação pertence ao Senhor. Amém.

Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *