Jonas 3.1-3a É tempo de Recomeçar!

Jonas 3.1-3a.

1 A palavra do Senhor veio a Jonas pela segunda vez com esta ordem:

2 “Vá à grande cidade de Nínive e pregue contra ela a mensagem que eu vou dar a você”.

3 E Jonas obedeceu à palavra do Senhor e foi para Nínive.(…)

Quem já esteve no mar, se lembra desta cena. Uma criança com um pequeno balde, rastelo e forminhas com desenhos para brincar na areia. Com as mãozinhas pequenas vai enchendo as formas, pegando com uma pá areia para encher o balde. Um pouco de água, e a criança vai molhando a areia e batendo com a mãozinha para firmar bem cada parte do castelo que ela está fazendo. Tira da forma a estrela que acabara de fazer com muito cuidado para não se desfazer e coloca no topo do castelo e está pronto assim o seu reino encantado. Mas, o vento está forte o suficiente para agitar as ondas um pouco mais e fazê-las avançar alguns poucos metros atingindo assim o castelinho de areia. Lá se vai o reino encantado da criancinha. Aí vem o choro. Essa criança tinha maturidade o suficiente para saber que aquilo poderia acontecer, mas também uma mente sonhadora e imaginária o suficiente para se esquecer ainda que por um momento, do perigo que corria o castelo diante das ondas e do vento. Era de areia, se foi, ruiu, e agora ficam as lágrimas de um esforço não tão recompensado. Falta coragem para recomeçar. Minutos a fio foram gastos ali para que o castelo ficasse pronto. Muito cuidado para não ruir pelas próprias mãos frágeis de criança…Agora se foi. Mas espere…Sobraram as formas, o balde e os utensílios…

            Essa é a condição de Jonas no capítulo 3. O reino que Jonas criou se ruiu. O mundo virtual em que era possível fugir da presença de Deus, não resistiu ao confronto com a realidade. Jonas descobriu que o mundo em que o homem governa não dura para sempre quando diante da realidade de que do Senhor é a terra e a sua plenitude. Mas veja, a experiência traumática da viagem, de ser jogado no mar e engolido por um grande peixe havia chegado ao fim. Seu castelo ruiu, seu mundinho ruiu, mas Deus lhe dava a chance de construir outro, de recomeçar, agora na presença do Senhor, com a consciência de que ele é soberano.

            Na praia, seja lá quais fossem suas condições. Deus convoca Jonas para a mesma missão de antes. Vá a Nínive e prega contra ela. Nesta segunda oportunidade de obedecer, neste recomeço, Deus da os limites da mensagem. Jonas pregaria a Nínive a mensagem que Deus lhe daria.

            Jonas obedeceu e foi a Nínive. Era o tempo de recomeçar. De corrigir onde havia errado. Talvez fosse mais longe sair da praia onde estava para chegar a Nínive do que antes. Talvez até mais difícil, era o preço pela sua desobediência. Mas ele estava disposto a cumprir. Havia prometido a Deus quando orava dentro de peixe que pagaria seus votos.

            Queridos, olhando para Jonas antes e depois do peixe, vejo que o que ele passou é o que nós passamos. Sabemos do que Deus deseja, mas também, em muitos momentos, falhamos com ele. Nos arrependemos, e ele está pronto a perdoar e nos dar nova chance de recomeçar.

            A tendência ao ver tudo que construímos desabando é desanimar. E, particularmente, creio que esta deve ser a maior arma de Satanás contra nós. Nos incentivar ao desânimo. Lançar pensamentos em nossa mente de que não vai dar certo, de que não adianta recomeçar, de que seu pecado foi grande demais que você não pode recomeçar. Mas Jonas nos diz que é possível recomeçar. Mesmo que você tenha tido uma experiência horrível como a de Jonas, por pecar contra Deus, seu arrependimento e seu compromisso renovados lhe farão descobrir que Deus está lhe dando mais uma chance.

            Mas lembre-se é tempo de recomeçar. Começar do jeito certo. Com a mensagem que Deus nos deu em sua palavra, e não a mensagem que você deseja para si. Ou seja, recomeçar indica andar dentro da vontade bíblica de Deus, doutra forma, não será um recomeço, mas a continuação da fuga de sua presença.

            O processo continua. Pecado. Disciplina. Arrependimento. Perdão. Recomeço. Hoje você tem mais uma chance de mudar, de recomeçar. Vai aproveitá-la ou vai continuar em fuga?

DESAFIO DE HOJE: Ore a Deus, agradeça pela sua salvação em Cristo, agradeça porque por meio de Jesus, você tem a oportunidade de arrepender-se e recomeçar. Não desanime. Pode ser mais difícil ir para onde Deus lhe mandar; pode ser mais difícil reconstruir do jeito de Deus. Mas vale a pena! Como disse Josué ao seu povo antes de servir a Deus: santifiquem-se, porque amanhã o Senhor fará maravilhas no meio de vocês! Deus está lhe dando a chance de recomeçar? Não desista. Apenas recomece do jeito dele e veja o poder dele agindo em você. Deus nos abençoe.

Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *