Jonas 2.8-10 A Salvação vem do Senhor!

Jonas 2

8 “Aqueles que acreditam em ídolos inúteis desprezam a misericórdia.

9 Mas eu, com um cântico de gratidão, oferecerei sacrifício a ti. O que eu prometi cumprirei totalmente. A salvação vem do Senhor”.

10 E o Senhor deu ordens ao peixe, e ele vomitou Jonas em terra firme.

Na tarde do dia 19 de julho de 1960, Philip Reeves estava trabalhando no alto de um edifício com o elevador de concreto a uns 30 metros de altura, quando foi alcançado por duas tremendas explosões que esmigalharam, por assim dizer, o elevador, e fizeram estremecer a cidade como que atingida por um terremoto.

Logo a parte superior do prédio parecia uma chaminé, com fumaça saindo pelas janelas, de mistura com labaredas. Philip Reeves procurou abrir caminho até uma janela no andar mais acima. Inclinando-se o quanto pôde e procurando proteger-se da fumaça e do fogo, ele gritou lá de cima para a multidão embaixo: “Socorro! Ajudem-me!”. Enquanto ele gritava por socorro, uma verdadeira operação de resgate se instalou. Mandaram um avião com cordas, mas não foi possível resgatá-lo com o avião. Então veio um helicóptero, mas uma das hélices quebrou batendo nas antenas do prédio. Outro helicóptero veio. Não restava muito tempo para o jovem Reeves. As chamas estavam chegando cada vez mais perto dele, e o calor era intenso. Então ele desmaiou sobre o peitoril da janela, com a cabeça inclinada para os aterrorizados espectadores lá embaixo. Mas um homem desceu com uma cadeira de cordas do segundo helicóptero. Ele procurou alcançar o corpo agora inerte do jovem e puxá-Io para si com segurança, conseguindo o seu intento. Reeves estava vivo e agora estava a caminho do hospital.

Desde o início da história humana, desde Adão até aos nossos dias, o homem se encontra na mesma situação de Philip Reeves. Condenado a morte e sem esperança de futuro. E se não fosse a iniciativa externa de Cristo, se oferecendo para morrer em nosso lugar, estaríamos perdidos.

Jonas entendeu esta situação muito bem. Sua salvação tinha origem e finalidade na pessoa do Senhor. Ali no ventre do grande peixe, após sua tolice de acreditar ser possível viver longe da presença de Deus, a sua situação chegou à um nível desesperador. Seus esforços eram inúteis. Sua declaração no verso 8 de que acreditar em ídolos é desprezar a misericórdia, podem ser entendida como seu reconhecimento de que esforços humanos não produzem livramento ou salvação. Assim como Philip Reeves em nossa história inicial tentando escapar do fogo, Jonas, ou mesmo nós, descobriremos que esforços pessoais não podem produzir salvação. Ela vem do Senhor. É Deus, e somente ele, em sua soberania e graça, a quem pertence a salvação.

Em meio ao seu desespero, Jonas orou. Reconheceu que estava vivo, porque Deus o havia preservado. Sua salvação não dependeu de seus méritos, mas apenas na graça de Deus. Jonas, no verso 9, já não lamenta mais, ele fala de gratidão. Se longe de Deus a vida não tem sendido, com ele, temos motivação completa para viver em gratidão. Em segundo lugar, Jonas fala de oferecer sacrifícios; Ele se lembra que no templo, sacrifícios eram feitos e Deus perdoava os pecadores. Ele, que fora um tipo de Cristo em sua experiência no ventre do peixe, agora recor­da os sacrifícios no templo, tipos do sacrifício perfeito de Cristo na cruz.

Jonas também fala de pagamento de votos. Fora chamado para pregar e quebrara este voto. Agora, cumpriria sua missão.

Por fim, ele diz a frase que será a grande ideia do livro de Jonas. “A salvação pertence ao Senhor”. Foi Deus quem salvou Jonas sem ele merecer. Aqui Jonas devia aprender que Deus salva a quem quiser, tanto a Jonas, seu servo, quanto a qualquer judeu, como também a qualquer gentio. Deus ordena ao peixe que vomite Jonas. Agora ele está na praia, sabendo que sua oração foi ouvida e que ele tem um compromisso com o Senhor. Ele acabara de dizer: “[…] o que votei pagarei” (2.9). Como profeta, Jonas tinha votado entregar a mensagem divina. Vai fazê-lo agora.

Philips Reeve teve a chance de recomeçar, depois de ser salvo naquele prédio. Jonas teve a chance de recomeçar depois de ser vomitado pelo grande peixe. Você tem a chance de recomeçar depois que Jesus morreu na cruz por você e lhe presenteou com a salvação. Veja quantos livramentos Deus já lhe deu. Mas lembre-se, é hora de cumprir seu compromisso. Somos salvos para cumprir nossa missão. Você já está cumprindo a sua?

DESAFIO DE HOJE: Ore a Deus e agradeça a ele pela sua salvação. Ele salvou a você e a mim por meio da sua graça. Não há nenhum mérito em nós. A salvação vem do Senhor, pertence a ele. Louve ao Senhor por estar salvo por meio da sua fé em Cristo. Mas, somos salvos para cumprir uma missão. Então ore a Deus, e peça sua ajuda para que você cumpra seu compromisso de fazer discípulos de todas as nações. Deus nos abençoe.

Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *