Mude de vida, mudando sua mente!

Texto: Efésios 4.22-24

22 Quanto à antiga maneira de viver, vocês foram ensinados a despir-se do velho homem, que se corrompe por desejos enganosos,

23 a serem renovados no modo de pensar e

24 a revestir-se do novo homem, criado para ser semelhante a Deus em justiça e em santidade provenientes da verdade.

 

                Há muitos anos atrás vi uma cena interessante. Um pai havia pedido sua filha para que guardasse seus brinquedos. A filha não fez. Momentos mais tarde, o pai novamente diz a filha que guardasse seus brinquedos ou ele teria que disciplina-la. A garota disse então que não faria. Ofendido em sua autoridade o pai retruca: Filha, papai vai bater em você e vai doer. E a garota responde: Eu sei que vai doer, mas eu não vou fazer. Pode bater.

                Essa garotinha nos mostra que saber o que o pai quer não é suficiente para impedir de pecar. Era preciso mudança de mente e de vontade.

Desde o início da humanidade o homem pecado por causa dos desejos do coração e de uma maneira de pensar que invalida, distorce ou duvida do que Deus diz. Foi assim com Eva, ainda em Gênesis 3. Satanás, na forma de serpente, faz a pergunta crucial: o que foi que Deus disse? A resposta de Eva tem acréscimos ao que Deus disse, tornando a Palavra de Deus mais dura. Mesmo assim, Eva cedeu à tentação de seus desejos. Assim concluímos que Eva tinha conhecimento do que Deus disse, foi legalista (acrescentando palavras e endurecendo o teor das Palavras de Deus), mas nos prova que o simples conhecimento não é suficiente para impedir alguém de pecar, porque não o foi para Eva, assim como não foi para a garotinha que citei no início.

O apóstolo Paulo, escrevendo aos Efésios 4.22-24, deixa-nos algumas instruções bem claras:

  1. No verso 22, ele diz que a antiga maneira de viver, marcada por desejos, deve ser abandonada. Ele fala de despir-se. E como uma roupa velha que deve ser retirada do corpo e jogada fora. Esta maneira de viver sem obediência a Cristo é corrompida pelos desejos que são enganosos. Ou seja, a satisfação dos desejos que lutam contra a vontade de Deus nos levam à destruição.
  2. No verso 23, Paulo afirma nosso modo de pensar deve ser renovado. Os filósofos nunca conseguiram considerar a fé cristã como algo racional. Mas Paulo fala disso com uma tranquilidade imensa. Para Paulo fé verdadeira em Cristo é algo que mexe com a razão, com o intelecto, com mente. Não só mexe, mas renova, ou como ele disse em Romanos 12.2 transforma a mente. Esta multidão de pessoas pecando até mesmo dentro de igrejas está vivendo nesta prática por causa da sua maneira de pensar. Eles creem errado sobre Deus. Sua visão está distorcida pelo pecado. Não creem no que Deus vai fazer. Paulo deixou escrito em Efésios 5.6, que “Ninguém os engane com palavras tolas, pois é por causa dessas coisas que a ira de Deus vem sobre os que vivem na desobediência”. O pecado causa a Ira de Deus. Ainda que os salvos contem com a graça salvadora de Jesus, devem saber que não podemos permanecer no pecado, para que a graça aumente. Então, precisamos mudar nosso modo de pensar. Nossos conceitos precisam ser biblicamente fundamentados.
  3. No verso 24, Por fim, Paulo afirma que precisamos nos vestir novamente do novo homem, ou seja, de uma nova maneira de viver. Fomos criados em Cristo para ficar iguais a Deus, neste texto Paulo afirma que as áreas principais são “justiça” que significa, fazer o que é certo e em santidade que nos indica que o certo precisa ser o certo segundo Deus e não segundo a sociedade, o mundo que vivemos. E como viveremos o certo segundo Deus? Paulo diz que isto é proveniente da verdade, que é a Palavra de Deus e em última instância, o próprio Jesus Cristo.

DESAFIO DE HOJE: Confesse seus pecados ao Senhor e cesse agora sua prática, para que um arrependimento sincero nasça em seu coração e o perdão restaurador de Cristo lhe alcance. Ore a Deus para que sua vida não seja mais dirigida por desejos, mas pela obediência a Deus, abandonando a maneira antiga de viver, mudando sua mente para ajustá-la de acordo com a Bíblia e vivendo como uma pessoa transformada, uma pessoa que faz o que é correto conforme os padrões de Deus e não os da sociedade pecaminosa que vivemos. Deus abençoe seu dia.

Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *