As Marcas da Gratidão

Texto: 1 Samuel 7.11-13

11 Os soldados de Israel saíram de Mispá e perseguiram os filisteus até um lugar abaixo de Bete-Car, matando-os pelo caminho.

12 Então Samuel pegou uma pedra e a ergueu entre Mispá e Sem; e deu-lhe o nome de Ebenézer, dizendo: “Até aqui o Senhor nos ajudou”.

13 Assim os filisteus foram dominados e não voltaram a invadir o território israelita. A mão do Senhor opôs-se aos filisteus durante toda a vida de Samuel.

                Em vários momentos da história bíblica vemos os personagens pegando alguma pedra e marcando os locais aonde Deus os ajudou de alguma maneira. Só para constar, posso lembrar aqui de Jacó, quando Deus fala com ele e lhe faz promessas, e então ele toma uma pedra que havia usado como travesseiro, faz um altar e chama o local de Betel, dizendo que ali não era outro lugar senão a casa de Deus.

                Agora nosso texto fala de Israel. Eles estão reunidos na cidade de Mispá porque foram convocados ao arrependimento. Samuel, o líder do povo Israel antes que este tornasse uma monarquia, dá um ultimato ao povo. Se eles queriam ajuda de Deus era preciso abandonar o pecado. O coração do povo estava dividido entre a adoração e serviço ao Deus verdadeiro, e a adoração e serviço a deuses falsos. Era um momento de escolhas, de decisão, de compromisso com o Deus verdadeiro e único.

                Samuel coloca todo o povo em Mispá, porque naquele lugar, há 20 anos antes, Israel começou a ser derrotado pelos filisteus. Muita gente havia morrido naquela primeira batalha em Mispá, e desde então eles eram atacados pelos filisteus.

                Mas no nosso texto, o povo se arrepende e refaz seu compromisso de viver, servir, adorar e obedecer apenas ao Senhor. Os filisteus atacam novamente, mas agora, Israel não mais está só. A mão do Senhor se opôs aos filisteus. E os israelitas tiveram vitória sem igual. A história vai registrar que pelos 20 anos que se seguiram, enquanto a fidelidade com Deus foi mantida, o povo teve paz e tranquilidade e não foram mais atacados pelos filisteus.

                Samuel pegou uma grande pedra e marcou o local da vitória. “Ebenezer significa pedra de ajuda”. Samuel fala ao povo e diz: Ebenézer, até aqui nos ajudou o Senhor”

                Ebenézer foi a marca da gratidão. Posso imaginar nos meses e anos seguintes, as pessoas passeando por Mispá e se lembrando que naquele lugar, onde 20 anos antes, por causa do pecado, o povo foi derrotado. Agora, Por causa do arrependimento, o povo saiu vitorioso, e será vitorioso pelos próximos 20 anos, como uma resposta direta de Deus ao compromisso de santidade do povo. A pedra era um testemunho do que Deus faz quando nós nos convertemos a Ele, quando nos dedicamos exclusivamente a ele e abandonamos todos os nossos interesses pessoais para cumprir os interesses de Deus. A pedra também servia para que o povo se lembrasse do que Deus fez e mantivesse um coração agradecido.

                Quais são as marcas de gratidão a Deus no seu coração, que lhe ajudem a lembrar o que Deus já vez por você? Quais as marcas em seu coração que te fazem manter um coração agradecido ao Senhor e te conduzam ao arrependimento, à mudança de vida, à santidade?

                Não sei quais são as suas respostas, mas o apostolo Paulo nos ensina que há sempre a marca maior e mais importante no coração daquele que é Salvo. A marca de Cristo, a habitação de Jesus no coração daquele que crê nele e lhe obedece. Esta marca, a presença de Jesus, não somente nos faz lembrar o que Deus fez por nós pela sua graça, mas também o que devemos fazer, a nossa resposta de gratidão a ele. Viver uma vida santa, obediente à sua palavra.

                Desafio de Hoje: Ore a Deus e, se você é salvo por Jesus, agradeça por essa marca em seu coração. Você está marcado por Jesus. Pertence a Deus. Peça a Deus para que você sempre olhe para esta marca e se lembre de manter um coração agradecido pelo livramento que o Senhor lhe concedeu, e possa ainda responder com serviço cristão, com adoração, com vida transformada as bênçãos recebidas.

                Deus nos abençoe. Amém.

Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *