O valor do Casamento

Efésios 5.31-33

31 Como dizem as Escrituras Sagradas: “É por isso que o homem deixa o seu pai e a sua mãe para se unir com a sua esposa, e os dois se tornam uma só pessoa. ”

32 Há uma verdade imensa revelada nessa passagem das Escrituras, e eu entendo que ela está falando a respeito de Cristo e da Igreja.

33 Mas também está falando a respeito de vocês: cada marido deve amar a sua esposa como ama a si mesmo, e cada esposa deve respeitar o seu marido.

                Logo após a criação do homem Deus criou a mulher e entregou a ele para que fosse sua esposa. As palavras citadas por Adão quando Deus lhe deu Eva como esposa foram as que Paulo citou em Efésios 5.31. “O homem deixa o seu pai e sua mãe para se unir com a sua esposa”. Entendemos que o casamento foi então algo que Deus instituiu.

                Já no ato da criação dos seres humanos, temos um princípio valioso, o casamento é feito uma só vez, por um só homem e uma só mulher. As práticas atuais de divórcio, recasamento, poligamia, poliandria, entre outras, se configuram distorção do que Deus estabeleceu no princípio.

                Na atualidade, o casamento tem sido atacado nas suas bases. Baseando-se no movimento feminista, há um intenso ataque contra o modelo familiar exposto nas Escrituras. Um só marido, uma só esposa, liderança masculina, submissão voluntária da esposa, filhos submissos aos pais, entre outras coisas. Para defendermos a família e a blindarmos contra estes ataques precisaremos nos voltar para o que Deus ensina em sua Palavra.

Nosso tempo aqui é curto, mas em linhas gerais o texto nos dá uma importante informação, a saber: O casamento representa a união de Cristo com a igreja. Paulo cita as palavras de Adão no dia de seu casamento com Eva para afirmar que há uma verdade imensa revela naquelas palavras, que elas se referem a Cristo e a igreja. Mas também se referem ao marido e à esposa. Assim, Para o apóstolo Paulo, no casamento, o modelo a ser seguido é o de Cristo. Jesus se torna o padrão, o modelo e o ideal de marido que um homem deva ser para sua esposa. O mesmo Jesus se torna o modelo de submissão que a mulher deve ter em relação a seu marido. O mesmo respeito, amor, dedicação, serviço, submissão que a Igreja tem por Jesus Cristo deve ser repetido pela esposa, servindo também como modelo para ela.

Agora, pensem comigo, se o casamento orientado por Deus simboliza a relação de Deus filho com sua igreja, então o casamento é mais sério e importante do que imaginamos. Deste modo, desde o namoro há que se trabalhar em oração e reflexão séria sobre a decisão a ser tomada. Por isso que na Bíblia, os princípios sobre casamento são tão sérios e os valores morais tão elevados. Não se chega a um casamento que glorifica a Deus vivendo de namoros recreativos ou seja, que não visem o casamento. Estatísticas apontam que a cada 10 namoros entre um cristão e um não cristão, apenas 10% resultam em casamento de sucesso. Se já é difícil o casamento entre pessoas que seguem a Cristo, muito pior será quando a fé de uma pessoa não é consistente com os ensinos bíblicos. A prática sexual fora do contexto de compromisso do casamento é pecaminosa e também destruidora das bases que sustentam a família. Tanto o sexo antes do casamento (fornicação) como o sexo com outra pessoa fora do casamento (adultério) são quebras do propósito divino para o casamento, a trazem sofrimento e dor a todos, além da ação punitiva de Deus.

O casamento obterá sucesso se for encarado de modo correto. Uma instituição divina valiosíssima, que deve ser preservada a todo e qualquer custo, pois no casamento, simbolizamos a união de Cristo e sua igreja, e no casamento ainda nos tornamos reprodutores da imagem de Deus quando temos nossos filhos.

Desafio de Hoje: Ore a Deus e lute para que o casamento valioso que você tem ou almeja ter seja uma representação honrosa do amor e da relação de Cristo com sua igreja. Ore para que, no que depender de você, sua família seja blindada com os valores e princípios da Palavra de Deus. Deus abençoe sua vida. Amém.

Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *