Viver para glória de Deus é honrá-lo diante de todos

Texto: 1 Coríntios 10.31-32

31 Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para a glória de Deus.

32 Portai-vos de modo que não deis escândalo nem aos judeus, nem aos gregos, nem à igreja de Deus.

                Quando assumi meu segundo ministério, orientado pela Convenção Batista do Tocantins, fui para a cidade de Araguaína, naquele Estado. Assim que cheguei naquela cidade tive que sair às ruas para comprar móveis para a minha casa. Eu não tinha nada! Fui então comprar meu guarda-roupa, e me dirigi a uma das grandes lojas da cidade. Escolhi o guarda-roupas e fui fazer o pagamento. Era uma compra a prazo. O vendedor me pergunta se eu tinha referências de crédito em outras lojas. Respondi que não, pois havia acabado de chegar na cidade. Ele pediu documentos e muitas informações. Pediu que eu me sentasse. E ali eu fiquei respondendo perguntas durante quase 3 horas, até que o cadastro fosse aprovado e eu pudesse voltar para casa. Quando perguntaram minha profissão, respondi: sou pastor. Voltaram para conversar. De longe, ouvi quando uma vendedora comentou com outra dizendo: esse povo crente é mesmo diferente. Eles são pacientes e respeitam a gente.

                Bom, muitos poderiam ter desistido ou brigado. Achei melhor glorificar a Cristo com minhas ações.

                Penso que é no nosso cotidiano que vamos fazer tudo para glória de Deus. Paulo diz que você deve glorificar a Deus em todas as circunstâncias: quando come, quando bebe, ou quando faz qualquer outra coisa. Isto significa que devemos sempre trabalhar para dar glória a Deus em todo e qualquer lugar. Naquela compra de guarda-roupas, pude glorificar a Deus sendo paciente. Se você vai à fila do banco, pode glorificar a Deus com o modo como conversa e age. Se vai a um restaurante ou lanchonete, você pode glorificar a Deus, agindo de forma cordial, orando antes de almoçar.

                E o que acontece quando nos dispomos a glorificar a Deus em tudo que fazemos? Pessoas são impactadas. Sim, é isto que Paulo diz no verso 32. Portai-vos de modo que não deis escândalo nem aos de fora, nem à igreja. Os dois versos convocam a cada um de nós a não viver apenas de modo omissivo, mas pro-ativo. Ou seja, não é somente viver para não causar escândalo, mas viver de modo a glorificar ao Senhor. Não é somente deixar de fazer o que errado, mas fazer o que é certo. Assim, edificamos a igreja de Jesus, e assim também, damos testemunho do poder da Palavra em nossas vidas e impactamos pessoas sem Cristo a desejarem o Senhor Jesus em suas vidas.

                Então, o que você fará hoje vai glorificar a Deus? Seu casamento, seu namoro, seus passeios, seu trabalho, seu bate-papo, sua navegação na internet, seus estudos, seus relacionamentos com quaisquer pessoas. Em tudo, esforce-se para que Deus seja glorificado e honrado pelo que você faz e fala.

                Tenha um dia feliz. Deus nos abençoe nisso.    

Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *