Eu acredito na EBD

É verdade! Eu acredito mesmo na Escola Bíblica Dominical.

Sei que é uma estrutura denominacional antiga, e para alguns, até mesmo ultrapassada. Mas as opções de substituição oferecidas na atualidade não conseguem realizar, em minha modesta opinião, o que a EBD tem realizado ao longo dos anos.

É fato que a EBD não funciona bem em muitas igrejas. Mas isto não é motivo para desanimarmos. Na maioria das igrejas, os lideres de EBD (professores e oficiais) são pessoas simples, sem qualquer tipo de formação teológica. Há casos, mais raros, em que nem estudiosos da Bíblia eles são. Por outro lado, existem igrejas em que as Escola Bíblicas são fortes, bem frequentadas e sadias, produzindo os efeitos necessários.

Por que a EBD não funciona em todas as igrejas então?

Creio que a resposta está na capacitação da sua liderança. É preciso dar aos professores ferramentas e capacitação para ministrarem suas aulas. Eles precisam ser pessoas ensináveis também. Quando esta combinação é feita, professores da EBD tornam-se mestres em Bíblia.

Para tanto, há algumas coisas mínimas a serem observadas.

1. Professores de EBD precisam ser pessoas que fazem da oração e leitura da Bíblia algo indispensável, necessário e correqueiro em suas vidas. Não se pode abrir mão do Livro Maior, a Bíblia, em detrimento dos comentários das revistas.

2. Professores de EBD precisam amar o que fazem. Lecionar numa classe precisa ser algo prazeroso para eles, a ponto de estarem dispostos a pagar o preço de preparar e ministrar uma aula.

3. Professores de EBD precisam amar seus alunos. Manter contato com eles durante a semana, saber o que pode ser melhorado nas aulas. Cobrar os estudos da lição. Buscar contato contínuo e incentivá-los ao Estudo pessoal e coletivo das escrituras.

4. Professores de EBD precisam preparar suas aulas com antecedência. Qualquer pastor decente, sabendo que vai pregar em algum culto, se debruça no estudo do texto que vai pregar. Professores de EBD deveriam seguir esse exemplo. Pastores pregam várias vezes na semana, mas, professores de EBD, ministram apenas uma aula semanal, portanto, possuem mais tempo para o preparo de seu material.

5. Professores de EBD precisam investir em sua formação. Todo e qualquer curso, seja na igreja local, seja em outros lugares, são importantes, se os assuntos ministrados podem trazer crescimento espiritual e capacitação.

 

Assim, esperamos que tendo professores capacitados, tenhamos EBD melhores, alunos mais motivados, igreja mais edificada.

Boa parte de tudo isso cabe ao professor, mas continuemos orando. Deus há de abençoar e nos fazer caminhar para dias melhores.

Eu ainda acredito na EBD, e sei que precisamos apenas de alguns ajustes.

Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *