1 Coríntios 2.6-16 – A Verdadeira Sabedoria

A VERDADEIRA SABEDORIA

Pr. Joaquim José da Costa Dias

Texto: 1 Coríntios 2.6-16

6 ¶ Porém, para os que são espiritualmente maduros, anunciamos uma mensagem de sabedoria. Mas não é de uma sabedoria deste mundo nem a dos poderes que o governam e que estão perdendo o seu poder.

7 A sabedoria que anunciamos é a sabedoria secreta de Deus, escondida dos seres humanos, a sabedoria que o próprio Deus, antes mesmo da criação do mundo, já havia escolhido para a nossa glória.

8 Nenhum dos poderes que agora governam o mundo conheceu essa sabedoria. Pois, se a tivessem conhecido, não teriam crucificado o glorioso Senhor.

9 Porém, como dizem as Escrituras Sagradas: “O que ninguém nunca viu nem ouviu, e o que jamais alguém pensou que podia acontecer, foi isso o que Deus preparou para aqueles que o amam.”

10 Mas foi a nós que Deus, por meio do Espírito, revelou o seu segredo. O Espírito Santo examina tudo, até mesmo os planos mais profundos e escondidos de Deus.

11 Quanto ao ser humano, somente o espírito que está nele é que conhece tudo a respeito dele. E, quanto a Deus, somente o seu próprio Espírito conhece tudo a respeito dele.

12 Não foi o espírito deste mundo que nós recebemos, mas o Espírito mandado por Deus, para que possamos entender tudo o que Deus nos tem dado.

13 Portanto, quando falamos, nós usamos palavras ensinadas pelo Espírito de Deus e não palavras ensinadas pela sabedoria humana. Assim explicamos as verdades espirituais aos que são espirituais.

14 Mas quem não tem o Espírito de Deus não pode receber os dons que vêm do Espírito e, de fato, nem mesmo pode entendê-los. Essas verdades são loucura para essa pessoa porque o sentido delas só pode ser entendido de modo espiritual.

15 A pessoa que tem o Espírito Santo pode julgar o valor de todas as coisas, porém ela mesma não pode ser julgada por ninguém.

16 Como dizem as Escrituras Sagradas: “Quem pode conhecer a mente do Senhor? Quem é capaz de lhe dar conselhos?” Mas nós pensamos como Cristo pensa.

GI – A verdadeira sabedoria é a concedida pelo Espírito Santo.

 

INTRODUÇÃO:

            Vimos na semana passada que Paulo baseou sua vida, sua mensagem, seus métodos e seus propósitos no poderoso evangelho de Deus. Nesta parte final do capítulo 2, encontramos uma argumentação interessante do apóstolo, mostrando-nos que a verdadeira sabedoria é algo espiritual, pois vem de Deus, por meio do seu evangelho. Enquanto que nos versículos iniciais de capitulo 2, Paulo parece não dar atenção ou valor à sabedoria, nesta passagem que lemos, ele deixa claro que a verdadeira sabedoria está em Deus e somente os que são salvos conseguem tê-la.

            Assim, neste texto, encontramos 3 lições importantes sobre a verdadeira sabedoria que quero compartilhar com os irmãos.

 

Transição: A verdadeira sabedoria…

  1. 1)É A QUE VEM DE DEUS PARA TODOS OS QUE CRESCEM ESPIRITUALMENTE. (v.6,7)

            Seguindo seus pensamentos, Paulo mostra que o mundo não consegue entender a sabedoria que vem de Deus, mas também deixa claro que esta sabedoria espiritual é para quem é salvo e cresce no conhecimento de Deus e de sua palavra. No versículo 6 Paulo afirma que expôs sabedoria aos experimentados, aos maduros nas coisas de Deus. Parecendo ser possível que pessoas que estão nas igrejas, por não desejarem ou buscarem a maturidade espiritual, também fiquem sem o entendimento das coisas sábias do Senhor.

            Para Paulo não é o fato de ser famoso, rico ou portador de autoridade que tornará as pessoas sábias nas coisas de Deus. È preciso antes ser de Deus e amadurecido nas coisas espirituais. No verso 7, ele explica que os poderosos crucificaram a Jesus porque só possuíam sabedoria humana, e não a que vem de Deus. Quem tem a sabedoria de Deus, repetirá no seu dia-a-dia, as ações que respeitem os princípios e valores do Reino, amor, honestidade, sensibilidade ao próximo, compaixão, serviço, etc.

            Ainda no verso 7, quando Paulo diz que falou a sabedoria de Deus em mistério, não quer dizer que as coisas de Deus são misteriosas, mas apenas que não podemos saber das coisas de Deus a não ser que Ele mesmo as revele a nós. Por isso, o Cristo da história e a Palavra de Deus, a Bíblia, se tornaram importantíssimos para todo crente, uma vez que é a revelação completa de Deus à sua igreja.

            Na doutrina do apóstolo Paulo, o crente uma vez que já recebeu o Espírito Santo, torna-se maduro espiritualmente, quando se submete à sua direção e orientação. Aqui aprendemos que a sabedoria espiritual está disponível para todos os crentes, bastando que se santifiquem na palavra e se tornem sensíveis à direção do Espírito Santo de Deus.

 

  1. 2)DEVE SER ENSINADA OU TRANSMITIDA NO PODER DO ESPÍRITO AOS QUE BUSCAM CRESCIMENTO EM CRISTO.

            Paulo nos dá aqui uma lição grande. É preciso compartilhar (v.8) a palavra de Cristo. Ela deve ser ensinada, deve ser transmitida, mas não com a sabedoria humana, não buscando demonstrar que somos melhores ou mais entendidos, pelo contrário, ela deve alcançar nosso coração e vida, e após transformar-nos, ser repassada pela fala comprometida com o Evangelho, fruto de uma vida santificada.

            No verso 13, Paulo diz que uma vez que falamos as palavras ensinadas pelo Espírito de Deus nós temos as condições de combinar as coisas espirituais com as palavras espirituais e assim explicar as coisas de Deus aos crentes maduros espiritualmente.

            É o próprio Deus, pelo seu Espírito, que nos dará o entendimento correto das Escrituras e nos ajudará em nosso crescimento e maturidade espirituais.

            Paulo disse em Efésios 4.13 que todos os salvos devem chegar ao nível da maturidade espiritual, ou seja, este deve ser o alvo pessoal de cada crente e não deveria, de modo algum, existir na igreja pessoas que não desejassem crescer espiritualmente.

            Em nossa vida diária, deve sempre existir uma busca de Deus, pela oração e leitura sistemática da palavra, buscando orientação naqueles que podem nos ajudar, e aumentando nosso entendimento, sob a direção do Espírito de Deus.

           

  1. 3)DEVE SER O ALVO DO CRENTE QUE DESEJA AMADURECER. (14-16)

            Uma vez que temos à nossa disposição a sabedoria de Deus em Cristo, por meio da ajuda do Espírito Santo, algo que antes estava oculto, agora nos é revelado por Deus de forma completa em Jesus. Com base nestas revelações bíblicas, temos a condição de aprofundarmo-nos no conhecimento de Deus e de sua vontade. Ser sábio deve então ser o alvo de todo crente.

            Paulo ainda mostra que há uma grande diferença entre os salvos e os não-salvos.

            Como os não salvos não possuem o Espírito Santo de Deus, eles não conseguem entender as coisas espirituais. Assim como você não colocaria uma pessoa surda para ser jurada de um concurso de musica, por que o surdo é incapaz de julgar as musicas, o não crente também não pode julgar ou discernir as coisas espirituais, porque ele não as ouve ou vê. Os não-salvos são incompetentes para julgar coisas espirituais.

            Paulo diz que o homem espiritual tem a potencialidade de julgar tudo e não pode ser julgado por ninguém, mas por ninguém que não seja espiritual, pois quem não tem o Espírito de Deus não pode tratar de coisas que não conhece.

            Moody diz que “isto explica porque tão frequentemente os cristãos constituem verdadeiros enigmas para os que são do mundo, e às vezes enigmas para os cristãos currais”, e que, “Muita controvérsia entre os cristãos pode remontar à origem deste princípio”.

            Ou seja, muitos na igreja podem não buscar a maturidade espiritual do jeito de Deus, e por não crescerem espiritualmente, agem na carnalidade, pensam, muitas vezes como pessoas não espirituais, ou não convertidas.

            Coisas que veremos no capítulo 3, na próxima semana.

 

CONCLUSÃO:

            Concluindo, apenas destaco que Deus deseja que você cresça espiritualmente e isto não é uma opção, mas uma obrigação imposta por Ele. Ele já te deu do seu Espírito Santo e este mesmo Espírito capacita você a entender sua vontade e a obedecer aos seus propósitos.

            Deus quer que você tenha a sabedoria que vem de Deus, que a transmita a outros e tenha como alvo o crescimento espiritual constante.

            Deus abençoe a todos. Amém.

Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *